sexta-feira, 8 de outubro de 2010

APRESENTAÇÃO

A Cia Baitaclã foi fundada em 1997 com o objetivo primordial de aprofundar as diversas características do teatro cômico-popular: a linguagem circense e musical, o trabalho com as máscaras, as manifestações populares do Brasil e o teatro de rua e em espaços alternativos. Nesse percurso a Cia foi desenhando sua identidade a partir de seu repertório e do encontro com o publico, possuindo espetáculos com características específicas como uma dramaturgia própria, assim como as canções compostas e executadas ao vivo pelo elenco, e espetáculos em espaços não tradicionais inseridos e dialogando de forma direta com a platéia. Estes elementos resgatam a imporntância do ator dentro do fazer teatral, que ao utilizar-se de todas as suas potencialidades se transforma no canal de comunicações de nossos anseios reflexões e descobertas.


Nesse momento a Cia Baitaclã sente a necessidade de estar ainda mais próxima de seu publico. Presente com seus espetáculos em teatros, festivais e praças do país, buscamos também dialogar durante nosso processo de criação.


Um dos caminhos foi o Baitaclã - Danças e Ritmos Brasileiros, festa de cultura popular realizada mensalmente pela Cia, que durante 5 anos compartilhou suas vivências e pesquisa acerca das danças populares brasileiras.
Nessa festa, pessoas de toda parte da cidade, se reuniam informalmente para tocar, cantar e dançar os mais variados ritmos brasileiros como o coco, o maracatu, o jongo, o cavalo-marinho, o samba de roda, a ciranda, entre outros.
O publico, de todas as idades, variava desde grupos experientes no repertório de músicas e danças populares, como a de pessoas que estavam tendo seu primeiro contato com esses ritmos, permitindo à todos que quisessem tocar ou dançar, entrarem na roda também.
O Baitaclã - Danças e Ritmos Brasileiros teve uma grande importância na formação de novos grupos de maracatu e de ritmos brasileiros existentes hoje na cidade.
Desde sua fundação a Cia Baitaclã pesquisa a linguagem das máscaras, da comédia e especialmente do palhaço. Durante 13 anos utilizamos essa pesquisa dentro de nossos espetáculos e criações.
Nesse ano criamos o Núcleo de Treinamento de Palhaço da Cia Baitaclã, onde um pequeno grupo de artistas se encontram semanalmente para treinarem as diversas possibilidades por trás da menor máscara do mundo.
Partindo desse treinamento na linguagem do palhaço (como jogos, dramaturgias, esquetes clássicos) e de suas habilidades (como a circense e a musical) foram surgindo de maneira muito informal criações de cena, e com elas a necessidade do compartilhamento imediato com o publico, acreditando que ele é o principal elemento dentro do treinamento do palhaço.
Alguns ensaios são realizados com as portas de nosso pequeno galpão abertas, outros na praça próxima a nossa sede. As cenas mais desenvolvidas são levadas em eventos, rodas artísticas de cenas cômicas e em espaços culturais.
As ações citadas são apenas alguns dos caminhos que a Cia Baitaclã encontrou para se aproximar ainda mais de seu publico. Além de seus espetáculos de repertório como "Anuário Imaginário" que por se tratar de teatro de rua, já circulou por diversas regiões da cidade.
A criação desse blog foi umas das ferramentas que encontramos para expressar nossos desejos e reflexões acerca das relações artísticas dentro da nossa sociedade, numa ação direta com nosso publico.


CIA BAITACLÃ

ciabaitacla@ciabaitacla.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário